CICLO DE CINEMA

QUANTO MAIS BILLY WILDER MELHOR

06, 13, 20 e 27 de maio
segundas | 16h

 

CICLO CINEMA

QUANTO MAIS BILLY WILDER MELHOR
60 anos de Quanto Mais Quente Melhor

Curadoria e debates de Susana Schild

Início 06 de maio

segundas | 16h | R$ 20/encontro

 

6 de maio | QUANTO MAIS QUENTE MELHOR
Some like it hot [EUA / 1959 / 120´]

Com Jack Lemmon, Marilyn Monroe, Tony Curtis

Chicago, 1929. Joe (Tony Curtis) e Jerry (Jack Lemmon) são músicos desempregados, que estão desesperados por trabalho. Eles acidentalmente testemunham o Massacre do Dia de São Valentim, assistindo o criminoso Spats Colombo (George Raft) e seu cúmplice aniquilarem Toothpick Charlie (George E. Stone) e sua gangue. Forçados a apressadamente deixarem a cidade, Joe e Jerry pegam o primeiro trabalho que podem arrumar: tocar na banda de garotas da Sweet Sue (Joan Shawlee) e suas Sincopadoras. Em trajes femininos, os dois se juntam ao resto da banda em um trem que vai para Miami, Flórida. Diante desta situação, Joe adota o nome de Josephine e Jerry torna-se Daphne. De repente eles vêem Sugar Kane (Marilyn Monroe), a vocalista da banda de Sweet Sue. Jerry se apaixona na hora, mas Joe o lembra que ele não pode se fazer notar. Porém, após chegarem a Miami, um milionário (Joe E. Brown) se apaixona por Daphne e Joe resolve se fazer passar por um milionário para tentar conquistar Sugar, tudo isto em meio à uma reunião dos Amigos da Ópera Italiana, uma convenção de criminosos que traz à cidade Spats Colombo e sua gangue.

Apontado em várias pesquisas como a melhor comédia de todos os tempos. Globo de Ouro de melhor filme, atriz (Marilyn Monroe) e ator (Jack Lemmon).

 

13 de maio | SE MEU APARTAMENTO FALASSE
The Apartment [EUA / 1960 / 125´]

Com Jack Lemmon, Shirley MacLaine, Fred MacMurray

Um funcionário ambicioso (Jack Lemmon) descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes. A tática inicialmente dá certo, mas passa a ser ameaçada quando ele se apaixona pela amante de um de seus chefes (Shirley MacLaine).

Oscar de melhor filme, direção, roteiro, direção de arte e montagem.

 

20 de maio | CREPÚSCULO DOS DEUSES
Sunset Boulevard [EUA / 1950 / 110´]

Com William Holden, Gloria Swanson, Erich von Stroheim

Para fugir dos representantes de uma financeira, Joe Gillis (William Holden) se refugia na decadente mansão de Norma Desmond (Gloria Swanson), antiga estrela do cinema mudo. Quando Norma descobre que Joe é roteirista, contrata-o para revisar o roteiro de Salomé, que marcará seu retorno às telas. O filme é insuportável, mas o pagamento é bom e como ele não tem muito o que fazer, aceita. Mas o destino lhe reserva surpresas.

11 indicações ao Oscar, vencedor nas categorias roteiro, direção de arte, trilha sonora.

 

27 de maio | SABRINA
Sabrina [EUA / 1954 / 113´]

Com Audrey Hepburn, Humphrey Bogart, William Holden

Dois irmãos pertencem a uma poderosa família, sendo um deles (Humphrey Bogart) um empresário incansável e o outro (William Holden) um playboy incorrigível. Quando a filha do motorista (Audrey Hepburn) retorna de viagem, após passar dois anos em Paris, o playboy se modifica e, como ela sempre foi apaixonada por ele, tudo seria muito fácil de acontecer. Mas se os dois se casarem uma poderosa fusão deve ser prejudicada, assim o irmão empresário decide intervir e também acaba se apaixonando por ela.

6 indicações ao Oscar

 

Receba nossa NEWSLETTER
Midrash na WEB
Torne-se um AMIGO!
NOME:


EMAIL:



MIDRASH CENTRO CULTURAL

Rua General Venâncio Flores, 184
Leblon | Rio de Janeiro | RJ
55 (21) 2239-1800